Solução da Teltec Solutions elaborada em parceria com startups WiFeed e Smetro vence Brazil Innovation Challenge da Cisco Systems
Solução da Teltec Solutions elaborada em parceria com startups WiFeed e Smetro vence Brazil Innovation Challenge da Cisco Systems
A conexão de grandes empresas com startups por meio de programas de inovação aberta tem sido uma estratégia para a criação de negócios inovadores. Exemplo disso é a Store Automation Management (SAM), solução desenvolvida pela Teltec Solutions por meio do NexusLab, laboratório de inovação da Teltec que integra o LinkLab, iniciativa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O SAM ganhou o prêmio de melhor projeto no programa Brazil Innovation Challenge for Partners (BIC), lançado começo do ano pela multinacional Cisco Systems.
Com foco em três segmentos, Varejo, Indústria e Saúde, o programa da Cisco incentivou a busca de soluções que resolvessem problemas reais enfrentados por esses setores. Vencedora da categoria Varejo, a tecnologia da Teltec, em parceria com as startups WiFeed e Smetro, duas startups conectadas à empresa através do LinkLab, também se destacou como melhor projeto entre as demais categorias, ganhando a premiação geral.
“Dentro de nossa estratégia de transformação e como apoiadora do LinkLab, a conexão com as startups do programa foi fundamental para a complementaridade no desenvolvimento da solução. Este marco nos deixa a certeza que existem muitas possibilidades à nossa frente”, destaca Diego Brites, Diretor Geral da Teltec Solutions e Vice-presidente de Relacionamento da ACATE.
Desenvolvido totalmente em ambiente Cloud, o SAM oferece ao varejista diversas possibilidades de automatizar a operação de loja, gerando mais inteligência de dados. Ele utiliza tecnologias Cisco, com a possibilidade de integração a outros sistemas, tais como sensores de ambiente e plataformas de marketing. Devido ao momento atual, a solução foi adaptada de forma a permitir também o monitoramento do fluxo de pessoas aglomeradas em determinado local de uma loja com grande espaço físico, dando a possibilidade de intervenções para garantir a segurança de clientes e colaboradores.
O principal objetivo do projeto da Teltec era integrar diversas fontes de dados e informações que uma loja de varejo possui em uma única solução, possibilitando aos gestores tomar decisões estratégicas em tempo real. Para isso, a Teltec buscou especialistas do setor e se conectou por meio do LinkLab às startups WiFeed, plataforma de mídia que veicula anúncios através do Wi-Fi, e à Smetro, empresa de sensores conectados que produz soluções para o segmento de IoT.
Além de tornar possível a monetização da rede para locais físicos e permitir um novo formato de mídia para anunciantes, a Wifeed possibilitou a coleta de dados de perfil dos usuários, gerando insights comportamentais para que o projeto do SAM pudesse proporcionar aos gestores uma melhor compreensão da jornada de cliente na loja. “Fazer parte deste projeto nos deu a oportunidade de demonstrar o valor do nosso produto para a principal empresa do mercado de Wi-Fi global, que é a Cisco. Certamente foi o piloto de um produto que tem muito potencial e que pode gerar muito valor ao mercado, trazendo benefícios para ambas as empresas. É inovação que gera resultado na prática”, destaca Bruno Saldanha Guimarães, CEO da WiFeed.