5 passos para entender a inovação aberta

5 passos para entender a inovação aberta

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Palavras chave: benefícios da inovação aberta, transformação digital, cultura de inovação, implementação

Já ouviu falar em inovação aberta? Se você é empresário ou está pensando em empreender, não pode deixar de conferir modos de deixar o seu negócio cada vez mais competitivo, ou de encontrar soluções eficazes para algum problema que a empresa esteja passando. A inovação aberta pode ser um caminho para que sua empresa prospere ainda mais. Neste conteúdo você acompanha os 5 passos para entender a inovação aberta.

O que é?
O conceito de inovação aberta foi criado em 2003 por Henry Chesbrough, professor e Diretor de Departamento no Garwood Center para Inovação Corporativa na Universidade de Berkeley. A inovação aberta visa a participação de empresários, pesquisadores, empreendedores, universitários entre outros stakeholders em busca de soluções de desafios e novas oportunidades para uma determinada instituição.

Inovação aberta x Inovação fechada
Antigamente, a maioria das empresas investia nos setores de TI e P&D para solucionarem os problemas, numa forma conhecida como inovação fechada. Com o passar do tempo, percebeu-se que se gastava muito dinheiro em projetos que nem sempre resolviam integralmente os problemas. Foi quando esses setores de TI e P&D começaram a sair e ir em busca de olhares de especialistas de fora da organização, iniciando o movimento que chamamos hoje de inovação aberta.

Tipos de inovação aberta

Inbound
Quando uma empresa se apropria de ideias inovadoras já criadas por outras organizações e as incorpora internamente, com o objetivo de resolver desafios, gerando valor para si.

Um bom exemplo pode ocorrer quando uma startup desenvolve um aplicativo que ajuda no atendimento de outras empresas.

Outbound
Quando uma empresa desenvolve uma ideia ou produto e repassa para outra companhia, após firmado contrato, incrementá-lo e/ou distribuí-lo.

Coupled
A coupled open innovation descreve o processo no qual a inovação é resultado da união de duas ou mais empresas. Assim, uma vez gerada a ideia em conjunto, cada um dos parceiros pode desenvolvê-la individualmente.

Quais os benefícios?
Através da inovação aberta, a empresa pode ampliar seus horizontes através de um olhar “de fora para dentro”, livre dos vícios da cultura organizacional. Além disso, incorpora ideias, tecnologias e sugestões de quem entende determinada dor. Tudo isso representa uma oportunidade de ganhar mais agilidade, reduzir os custos e melhorar processos.

Como implementar na sua empresa?
desenvolver a cultura de inovação dentro da empresa
criar equipes mistas, ou seja, composta por profissionais com diferentes formações;
promover encontros para trocas de experiências com outras empresas e com o ambiente acadêmico;
Buscar programas de inovação aberta que possam apoiar sua empresa, como o LinkLab, por exemplo;
Aproximar-se do ecossistema de inovação;
aproximar-se do ambiente de desenvolvimento acadêmico.
Quer saber mais sobre por que fazer parte de um programa de inovação aberta?, confira esse e outros conteúdos no nosso blog.

Leia mais artigos