Como a inovação aberta é vista como diferencial?
Como a inovação aberta é vista como diferencial?
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Palavras chave: Inovação aberta, Diferencial, Competitividade, Situações de crise, Superação
Como inovação aberta é vista como um diferencial?
A pandemia que iniciou em 2020 e segue em 2021 acelerou a percepção da necessidade de empresas inovarem em seus processos, visto que adaptações foram essenciais, por exemplo, em processos que antes eram presenciais e precisaram se tornar digitais. Para muitos destes negócios, a saída foi a inovação aberta, ou seja, buscar auxílio de outras empresas para solucionar dores atuais ou aproveitar oportunidades que podem surgir com as mudanças do mercado. Nesta questão, encontra-se um dos diferenciais da inovação aberta, pois ela permite que as empresas se mantenham competitivas em situações de crise ou não.
Um dos exemplos de inovação aberta durante a pandemia, é o case do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, que conectou a rede de supermercados Hippo à startup de logística Equilibrium. A parceria entre a corporate e a startup promoveu uma tecnologia que garantiu um aumento nas entregas diárias do Hippo.
Em oposição à inovação aberta, está a fechada, em que as empresas buscam inovar apenas com soluções que surgem internamente, de seus colaboradores da área de Pesquisa & Desenvolvimento. Em comparação entre as duas, a inovação aberta traz o diferencial de diversificar o conhecimento no momento de propor ideias. Ou seja, este tipo de inovação é uma oportunidade de se agregar experiências que outros profissionais e empresas possuem para contribuir no desenvolvimento de soluções. Isso também garante que se faça um melhor uso das ideias, sejam elas internas ou externas.
Outro case do LinkLab é a conexão entre a rede de varejo Koerich e a startup Donc!, fornecedora de tecnologia para gestão de serviços externos. Na parceria, através de uma aplicação desenvolvida pela startup, o Koerich otimizou seu processo de montagem e de atendimento ao cliente. Além do auxílio da startup, os colaboradores do setor de montagem e os clientes da corporate fizeram parte do processo de inovação apresentando suas dificuldades e ideias que serviram de base para o desenvolvimento da solução.
A possibilidade de divisão do processo de inovação com outras empresas também garante a redução de custos, visto que a inovação aberta promove a agilidade para realizar entregas devido ao foco das startups na entrega de produtos e serviços que atendam o cliente. Além disso, a conexão entre startups e corporates é essencial para ambas as partes se auxiliarem e se desenvolverem juntas, pois as pequenas empresas podem apresentar falta de recursos para evoluir seus projetos, enquanto as grandes empresas possuem mais recursos financeiros e necessitam de soluções que podem ser desenvolvidas pelas startups.
Os princípios da inovação aberta também deixam para trás alguns posicionamentos das empresas que praticavam a inovação fechada, entre eles a ideia de que o negócio que obter a inovação primeiro terá melhores resultados. Enquanto que, com a inovação aberta, percebeu-se que construir um bom modelo de negócio é melhor do que ser pioneiro no mercado. Além disso, retira-se a necessidade de que o negócio deve descobrir a solução, pois as empresas não precisam originar a pesquisa para que possam obter melhores processos e resultados.
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