4 mitos sobre cultura da inovação que todo profissional deveria conhecer
4 mitos sobre cultura da inovação que todo profissional deveria conhecer
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Palavras chave: Inovação aberta, Diferencial, Competitividade, Situações de crise, Superação
Inovação nada mais é que descobrir formas de resolver problemas de forma rápida e eficaz. Ao contrário do que muitos imaginam, inovar não é desenvolver algo revolucionário, mas é um processo contínuo em que se busca melhorar, para isso é necessário criar uma cultura de inovação dentro da organização.
Emilio Volpe, analista de inovação do LinkLab Ágora (Joinville), programa de inovação aberta da ACATE, explica por que existem tantas ideias ainda confusas sobre inovação e de que maneira isso prejudica as empresas. “Grandes empresas naturalmente criam processos robustos e “a prova de erros”, por um lado isso é necessário para que as coisas não fujam do controle, mas por outro acaba inibindo o desenvolvimento de ideias e abertura a aprendizado (errando para aprender). . Isso faz com que muitas iniciativas morram sem aprendizado nenhum e só causem um sentimento ainda maior de aversão à inovação”, declara Volpe.
Leia mais: 5 passos para entender a inovação aberta
Agora que você já entendeu o que é cultura de inovação, confira 4 ideias erradas que muitas corporates possuem e que podem dificultar na hora de implementar essa cultura na empresa:
Inovação é somente para startups
Algumas corporates supõem que toda startup tem dinheiro sobrando para inovar, pois recebem investimentos milionários, mas essa não é a realidade. Muitas startups se capitalizam via bootstrapping, ou seja, começam um negócio a partir de recursos limitados, sem o apoio de investidores.
Vale ressaltar que mesmo com alguns velhos hábitos e vícios que possam dificultar, é possível que empresas tradicionais inovem. A inovação é uma decisão competitiva de empresas que desejam acompanhar as mudanças que vão surgindo com o tempo e que não querem ficar para trás.
Inovação é só para quem tem dinheiro
Ao contrário do que muitos pensam, a inovação pode acontecer sem enormes investimentos. Uma inspiração ou, até mesmo, mudanças internas, sem a necessidade de uma quantia de dinheiro para a realização, também são importantes e impulsionam a cultura de inovação da organização. Exemplo disso, são mudanças no setor de logística, a fim de melhorar a agilidade nas entregas. Lembre-se que, para que a melhoria contínua de processos internos aconteça, é necessário apoio total dos colaboradores e uma boa comunicação interna.
Inovação é o mesmo que criatividade
É preciso deixar claro que ser apenas criativo e não executar a ideia, de nada ajuda no caminho da inovação. Todo produto ou ideia brilhante que você tenha, não quer dizer que está inovando de fato. É preciso sempre ter em mente que a inovação só acontece quando essas ideias são postas em prática, através de tarefas simples, mas que geram valor para a organização.
Inovação é sobre novas tecnologias
Por último, mas não menos importante, um dos maiores mitos sobre cultura de inovação tem a ver com tecnologia.
Como boa parte dos negócios que mais chamam a atenção nos últimos anos têm forte base tecnológica, é natural que muitas pessoas confundam inovação com tecnologia. Contudo, a tecnologia é apenas um meio para que a inovação aconteça, e não algo imprescindível.
Certamente, a tecnologia trouxe muitos avanços e facilitadores, mas você pode inovar resolvendo problemas internos sem que seja necessário o uso da tecnologia.
Para colocar um fim, de uma vez por todas, nessas ideias confusas e entender na prática o que é cultura de inovação, vale a pena conhecer o LinkLab. O LinkLab aproxima e suporta as corporates durante todo o processo de transição cultural, expondo as corporates ao ambiente de inovação e ajudando a traduzir e guiar pelos novos processos.
Ficou interessado? Acesse o site do LinkLab e fique por dentro de todas as novidades e próximas oportunidades para que a sua empresa esteja cada vez mais conectada com o mercado.
Conheça nossa página de desafios, onde nosso objetivo é conectar corporates a startups para realizarem inovação aberta.