fbpx

PERGUNTAS FREQUENTES

tire suas dúvidas

STARTUP

Não precisa. Podem se inscrever startups de qualquer lugar do Brasil, e até do mundo!

Não necessariamente. As inscrições passam por um processo de pré-seleção, realizado pelo time LinkLab e pelas corporates do programa. Apenas as startups pré-selecionadas apresentarão suas soluções, podendo ser de forma presencial ou remota.

Após a aprovação da sua startup, é feito um alinhamento para definir o tipo de relacionamento de inovação ideal. Temos 10 tipos de relacionamento mapeados: Validação de Conceito (PoC), Desenvolvimento e Validação de MVP, Aprimoramento da Solução, Co-desenvolvimento, Parceria de Tecnologia, Parceria Comercial, OEM ou White Label, Venda B2B Direta, Mentoria e Corporate Venture Capital. Para cada tipo de relacionamento, temos um método de acompanhamento dos projetos, garantindo, assim, o “flow” do projeto. Saiba mais sobre os tipos de relacionamento.

Não. O principal objetivo do programa é realizar a conexão da startup com a corporate. Realizamos essa conexão sem exigir nenhum equity da startup e, a partir da conexão realizada, startup e corporate negociam o formato de relacionamento. Nos tipos de relacionamento, existe o Corporate Venture Capital e outras formas de monetização do negócio.

Pode. No programa temos startups dos mais diversos níveis de maturidade, mas startups com um nível mínimo de desenvolvimento costumam ter mais chances de sucesso.

Os desafios de inovação divulgados são algumas oportunidades de negócios mapeadas pelas corporates via LinkLab. Geralmente o desafio é direcionado a uma oportunidade de melhoria de processo interno da corporate, ou aumentar a entrega de valor, ou complementar o portfólio da corporate ou expandir a atuação dela para novos mercados.

O processo de inscrição no LinkLab se divide em duas etapas: Cadastro da empresa e aplicação nos desafios. Junto a cada desafio, você encontrará um botão para aplicar-se para resolvê-lo. Se você ainda não tiver cadastro no LinkLab (informações sobre a sua startup, solução, sócios, nível de desenvolvimento, etc) deverá preenchê-lo junto à aplicação.

 

Você pode navegar nas páginas das corporates da Rede LinkLab e conhecer os desafios delas clicando aqui.

Temos uma página onde você pode ver todos os desafios com inscrições abertas no LinkLab e deixar seus contatos. Assim, quando novos desafios forem publicados, você irá recebê-los por e-mail e não vai perder nenhuma oportunidade. Clique aqui para acessar.

Não. A inscrição no programa é gratuita. Temos apenas um custo de participação, que é cobrado somente após onboarding no programa – quando iniciar o desenvolvimento do projeto – no valor de R$250 reais mensais por startup, que é revertido em uma série de benefícios.

Após publicado, o desafio fica aberto para receber inscrições por 30 dias e, após o encerramento desse prazo, a corporate começa a sinalizar com quais startups ela deseja entrar em contato, geralmente, não ultrapassando 30 dias. Entenda o fluxo LinkLab aqui.

CORPORATE

Por meio de projetos de inovação aberta. São selecionadas para apresentação (pitch) do produto/solução, startups aderentes aos desafios de cada corporate. A corporate tem a decisão final de seguir ou não com a startup para o desenvolvimento de projeto.

Através de metodologia própria, desenvolvida internamente, nós captamos desafios de inovação junto com as áreas internas da corporate e os divulgamos para as startups se aplicarem na resolução. Após recebermos as aplicações das startups, a corporate escolhe com quais empresas têm interesse em iniciar contato.

 

Havendo “match” do desafio com a proposta da startup, é feito um alinhamento para definir o tipo de relacionamento de inovação ideal – temos 10 tipos de relacionamento mapeados e, para cada tipo, temos um método de acompanhamento dos projetos, garantindo, assim, o “flow” do projeto.

Geralmente um desafio é direcionado a uma oportunidade de melhoria de processo interno da corporate, ou aumentar a entrega de valor, ou complementar o portfólio da corporate ou expandir a atuação para novos mercados.

Até 8 desafios por ano (de contrato). A cada 3 meses, a corporate pode realizar uma chamada, divulgando até 2 desafios. Esses desafios são priorizados pela corporate e captados com apoio do time LinkLab utilizando uma metodologia própria. Vale ressaltar que dentro desse período, podemos rodar demandas específicas que não passam pela metodologia e não contabilizam nos 8 desafios anuais.

O contrato possui duração de 1 a 2 anos, ao qual a corporate pode renovar para continuar resolvendo seus desafios de inovação no LinkLab.

Não necessariamente. Quando aprovar uma startup para o desenvolvimento de um projeto, será definido qual tipo de relacionamento de inovação. Entre os tipos possíveis, existe o Corporate Venture Capital, além de negociações entre as partes, como pagamento de projeto piloto, ajuda de custo, etc.

É claro! Além da conexão com as startups, o relacionamento entre as corporates da rede LinkLab gera muitas oportunidades.

Não. Podem participar corporates de qualquer localidade. Porém, pode ser importante a participação presencial em alguns eventos.

Sim. Colaboradores da sua empresa podem usufruir dos espaços de coworking da rede LinkLab (atualmente, temos 3 unidades em SC: Florianópolis, São José e Joinville), respeitando algumas regras de uso, como horário, número de posições simultâneas etc.

As vagas para corporates são limitadas. Preencha o formulário de contato informando o interesse em se tornar corporate, que entraremos em contato para alinhar as expectativas, apresentar o programa, cases de sucesso, conhecer seus desafios e vivência em inovação e entender como LinkLab pode contribuir para a inovação aberta da sua empresa.

Hey! Ainda tem dúvidas?