s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

Inovação aberta e seus benefícios para grandes empresas

E se não houvessem paredes, nem limites para a tecnologia e para as invenções? Esse é o início da inovação aberta. Nem todas as mentes brilhantes fazem parte do seu time, sua empresa pode não dispor de toda a infraestrutura necessária para novas criações e ainda,  pode não ter toda tecnologia necessária para isso. No entanto, o que impede que esses talentos ou estrutura sejam buscados fora das paredes da sua empresa?

 

O conceito de inovação aberta é buscar soluções, de diversas naturezas, dentro e fora da organização. O cenário tecnológico é cada vez mais propício a este conceito e aí estão as startups para confirmar, como falamos no post anterior sobre o ecossistema de startups em Santa Catarina.  

 

O termo Open Innovation (inovação aberta) surgiu em 2003 através do autor Henry Chesbrough no livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology’. Desde então várias adaptações vêm sendo feitas, de acordo com a realidade e necessidade de diferentes empresas.

 

Conheça os benefícios da Inovação Aberta para grandes empresas:

 

Inovação sem limites

O modelo de Inovação Aberta permite que as novas ideias ultrapassem a área de P&D e os limites de qualquer setor, não se restringindo somente aos conceitos e propostas da equipe interna. Do contrário, essa estratégia pode ajudar a reduzir custos com o P&D. A ideia é trabalhar em conjunto com outras pessoas, times ou empresas que possam contribuir para a criação e desenvolvimento de uma solução completa, de maior destaque no mercado. E, mesmo que uma grande ideia não surja a partir do time interno, os lucros podem ser divididos e a empresa fazer parte da patente do projeto, por exemplo. Desta maneira, ninguém perde. O compartilhamento de conhecimentos e tecnologias permite maior evolução de todos os lados.

 

Interatividade

Algumas grandes empresas, presentes há mais tempo no mercado, costumam ser fechadas aos seus modelos de gestão. No entanto, não há mais saída, vivemos em um mundo totalmente interativo. Uma saída que muitas grandes empresas têm utilizado é aliar-se a startups que tenham foco semelhante ao seu negócio. O que pode representar uma excelente oportunidade de Inovação Aberta, de forma que a startup escolhida ganha a oportunidade de se aproximar de grandes empresas do mercado e as empresas, por sua vez, ganham com a grande fonte de inovação, motivação e conhecimento que as startups oferecem.

 

Inteligência coletiva

Quanto mais tempo você fica no mercado, mais se convence da importância de manter contato constante com seus fornecedores, clientes e empresas parceiras. Esse é outro ponto importante da Inovação Aberta: ouvir aqueles que estão próximos e entender suas falhas. Para aliar-se a outras empresas ou profissionais, é importante que primeiro sejam definidos os pontos chaves que geram essa necessidade e o que falta dentro da sua empresa ou que tipo de talento falta no seu time. A ideia é que todos que fazem parte dessa cadeia possam contribuir e lucrar. A fonte de inteligência para novos projetos não precisa ser única, ela pode ser utilizada de forma coletiva, com contribuições de diferentes profissionais, empresas, clientes e fornecedores por exemplo.  

 

Alinhar as necessidades do cliente aos produtos e serviços da empresa não é novidade. Mas são novidades as imensas possibilidades de comunicação que permitem aos clientes mostrarem cada vez mais dados quanto ao perfil, emoções e desejos do público final, consumidor desses produtos e serviços.

 

Inovação Aberta está fazendo cada vez mais sucesso entre as grandes empresas. E você, gostou da ideia?