s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

Guia do gestor: 8 ferramentas para auxiliar na gestão de equipes

Conheça algumas das ferramentas que podem transformar a maneira com que você gerencia suas equipes.

Sempre que indivíduos se juntam para realizar algum tipo de trabalho em conjunto, mesmo que não seja oficialmente ou sem um título, alguém acaba assumindo uma posição que, em comparação com as demais, acaba sendo de liderança.

Para as empresas isso não é apenas um hábito, mas algo essencial para que os trabalhos transcorram de forma coesa e para que o sucesso seja alcançado. Inclusive, a bibliografia que trata da liderança – especialmente no meio corporativo – é extensa e aborda vários pontos de vista; alguns mais holísticos, outros mais psicológicos, outros comportamentais e, claro, outros mais técnicos.

Para se tornarem bons líderes é necessário que os profissionais desenvolvam algumas qualidades-chave como capacidade analítica, de inspirar e motivar os demais, senso crítico, empatia, assertividade, oratória e assim por diante, hoje queremos tratar de questões mais palpáveis e diretas.

A verdade é que mesmo o gestor que detém todas essas e outras qualidades não será capaz de prover bons resultados de forma consistente ao longo do tempo se não detiver conhecimento técnico e métodos para garantir a produtividade das suas equipes.

Em outras palavras: um dos pilares do bom líder é a capacidade de delegar tarefas de forma precisa e clara, de maneira que promova uma integração entre os membros das suas equipes, gerando cumplicidade entre si e compromisso com as metas.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas de ferramentas que podem ser utilizadas na importante tarefa de gerir equipes e seus projetos.

8 ferramentas que podem aumentar a produtividade das suas equipes

1) Trello

Muitos dizem que o Trello é a ferramenta mais popular de gerenciamento de projetos dos dias atuais. Sua popularidade talvez seja decorrente da sua interface amigável e simples, natural do modelo de gerenciamento Kanban, criado pela Toyota, referência mundial em gestão e entrega de produtos com qualidade.

O software faz uso de cartões virtuais que podem ser arrastados pelos usuários por uma linha do tempo e complementados com informações adicionais, anexos, fotos e afins. Sendo altamente visual e versátil, sem dúvida o seu maior atrativo é sua facilidade de uso.

Dependendo da complexidade das suas necessidades, pode ser que o Trello não ofereça todos os recursos que você gostaria. Porém, trabalhando em grupos menores as chances de ele lhe atender são grandes.

2) Wunderlist

Para quem busca uma ferramenta simples, ágil e objetiva, tal como uma lista de afazeres que podem ser visualizados e comentados por membros de uma equipe, o Wunderlist pode suprir suas necessidades.

A ferramenta pode ser utilizada pelo site ou por aplicativos para Windows, Mac, Kindle Fire e dispositivos móveis Android, iPhone, iPad e outros.

3) Asana

É difícil dizer se o Asana ganhou mais fama por suas funcionalidades ou por ter sido criado por Dustin Moskovitz (cofundador do Facebook) e Justin Rosenstein (ex-líder de tecnologia do Facebook).

Seja como for, o importante é que o Asana é um bom software de gerenciamento de equipes, tendo como principal atributo sua alta capacidade de ter a interface personalizada de acordo com as necessidades do gestor.

Sendo bastante visual e intuitivo, é uma boa opção para quem quer ter mais controle sobre a plataforma sem abrir mão da objetividade.

4) PM Canvas

Criado a partir da renomada metodologia Canvas, o Project Model Canvas é um aplicativo brasileiro que conta com diversos módulos para serem utilizados de acordo com suas necessidades.

Alguns exemplos: gestão de atividades, modelos de projeto, modelos de negócio, controle de horas, compartilhamento com equipe e métricas sobre projetos.

É mais uma solução de gestão que se destaca pela simplicidade, versatilidade e alto apelo visual.

5) Producteev

Se uma interface em inglês não é problema para você ou sua equipe, o Producteev é uma ferramenta que pode lhe ajudar em muitos aspectos.

A começar por sua versão gratuita, que já conta com praticamente todas as funcionalidades possíveis. Se a sua empresa não detém tantos recursos, esse por si só já é um grande diferencial.

Porém, isso não significa que ele seja um software menos capaz. Pelo contrário, é bastante direto e tem boas funcionalidades, como criação de área de trabalho, cadastramento de projetos e usuários, criação de tarefas, notificações e afins. Resumindo: o essencial para garantir o bom andamento das atividades da sua empresa.

6) Runrun.it

Utilizado largamente por empresas em todo o mundo, o Runrun.it é uma plataforma com múltiplos recursos de gerenciamento para equipes das mais diversas especialidades.

Suas capacidades são, certamente, seu maior atrativo, uma vez que é o software escolhido por várias empresas de renome e porte. Porém, isso acaba também significando que é um software mais caro, com planos que começam na faixa dos R$ 250,00 ao mês.

Se sua empresa tem recursos para isso, certamente vale a pena conferir o Runrun.it.

7) Todoist

Se você já se deu bem com ferramentas como o Trello, mas sentiu que precisa de um “algo a mais”, talvez esse algo possa ser oferecido pelo Todoist.

O Todoist é mais uma ferramenta que se destaca pela sua interface minimalista e amplas funções. Possui um modo gratuito, que é mais limitado, mas seus preços podem ser viáveis até para pequenas empresas.

8) Podio

O Podio é uma plataforma criada pela Citrix Systems para gerenciamento de projetos e colaboração entre pessoas. Seu maior diferencial é sua escalabilidade e maleabilidade, podendo ser moldado com diferentes módulos e funções de acordo com as necessidades do gestor.

Todavia, seus diferentes planos possuem consideráveis diferenças entre si, o que pode exigir um tempo extra de conhecimento sobre a plataforma para decidir qual realmente seria mais vantajoso.