s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

Como definir propósito, missão, visão e valores do seu negócio

Propósito, missão, visão e valores devem andar de mãos dadas para que a empresa motive o engajamento da equipe, posicione-se no mercado e, consequentemente, impulsione os resultados.

Missão, visão e valores são os pilares que norteiam as empresas. Geralmente estão expostos em quadros, na sede das companhias e destacados nos sites institucionais.

O que nem sempre se vê, de forma explícita, é a definição do propósito da empresa.

Assim como algumas pessoas buscam fazer um planejamento pessoal a partir de um propósito existencial, as empresas também deveriam ter um propósito para atuarem. E isso não se restringe a oferecer um produto ou um serviço a um público alvo.

Com as facilidades do marketing digital, somada à tendência do marketing de propósito, saem na frente as empresas capazes de demonstrarem o quanto estão comprometidas com alguma causa, preocupadas em resolver, ou amenizar algum problema específico. Pode englobar algum grupo social, o contexto de alguma região ou a preservação do meio ambiente. Ou seja, não basta vender algo somente para obter um retorno financeiro. Perfis assim têm uma probabilidade menor de sobreviverem a longo prazo.

Vantagens de estabelecer o propósito da empresa

Ter um propósito é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. Pode até parecer algo muito subjetivo, e, de fato, o propósito é como o vento: você não o vê, mas sente quando está presente.

Um propósito bem definido faz parte da estratégia de atuação do negócio, alinhando e engajando os envolvidos. A presença ou a falta de propósito está refletida na atuação dos colaboradores. Eles podem simplesmente trabalhar para garantir o emprego ou porque, de fato, querem fazer a diferença, a partir do propósito disseminado na cultura organizacional.

Como resultado, o cliente percebe isso no resultado das entregas e acaba tornando-se fiel, ou, até mesmo, um fã declarado da empresa, ajudando a divulgar os produtos ou os serviços recebidos.

Para definir um propósito, algumas perguntas podem ser feitas:

  • O que me motiva a levantar da cama todos os dias?
  • Como eu gostaria de contribuir para um mundo melhor?
  • Como o meu negócio pode fazer diferença na vida das pessoas?
  • Em que sentido o meu negócio se difere da concorrência?
  • O que eu ofereço para o cliente além dos produtos ou serviços prestados?
  • No que eu pensava quando eu tive a ideia de abrir a empresa?

É importante lembrar que o seu negócio é feito para as pessoas e elas são prioridade. Sejam elas stakeholders, colaboradores ou clientes. É de pessoas que a empresa é feita e é para elas que a empresa existe. Assim sendo, seu propósito deve focar no melhor que você pode oferecer a todos.

Seja capaz de descrever o seu negócio

A missão é um dos pilares empresariais que precisa ser muito bem definido nos processos gerenciais. Quando a empresa tem uma missão estabelecida, ela é capaz de ser descrita de forma clara e objetiva, ligando-se diretamente aos objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que  representa a sua razão de ser.

Ao escrever a missão da empresa é importante definir o segmento em que o seu negócio está e como espera que a sua empresa seja vista pelos seus clientes e fornecedores. Em suma, é um direcionamento sobre o que é o negócio e o que se pretende com esse trabalho.

Para descrever a missão, alguns questionamentos podem ser feitos:

  • O que nós fizemos?
  • Para quem?
  • Com qual finalidade?
  • Como devemos fazê-lo?
  • Onde?
  • Qual é a nossa responsabilidade social?

 

Tenha uma visão desafiadora

Pense grande. Não tenha medo de construir uma visão que pareça maior do que pode alcançar (desde que realmente seja possível alcançar). Você precisa fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas para ser relevante.

A visão indica onde a empresa deseja estar dentro de alguns anos. Para definir a imagem ambiciosa de um estado que se pretende alcançar,  faça as seguintes perguntas:

  • O que nós objetivamos?
  • O que nos impulsiona?
  • Quais são os nossos principais valores?
  • O que desejamos realizar de tão grandioso?
  • No que nos destacamos perante a concorrência?
  • O que pretendemos mudar que agregaria valor para os clientes?

Defina os valores organizacionais

Enquanto o propósito inspira e move pessoas, a missão descreve o negócio e a visão evidencia o patamar que a empresa quer alcançar. Já, os valores organizacionais, direcionam o comportamento e as atitudes dos profissionais da empresa.

São princípios e servem de guia para os colaboradores, enquanto executam as suas funções e respondem pela empresa. Os valores organizacionais devem ser expressos por palavras que definem as qualidades inerentes de quem trabalha na organização.

É importante que, desde a fase do recrutamento, busque-se por profissionais que se identifiquem com os valores da empresa. Também é necessário que os valores organizacionais sejam a base da missão e da visão, e, claro, do propósito.

Saber para quê a empresa existe é fundamental para decidir, com confiança, onde quer chegar, e assim, tomar a direção adequada.

Afinal, “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A resposta que o Gato deu à Alice, no País das Maravilhas, transpassa a ficção da obra do autor britânico Lewis Carroll e continua sendo um insumo para reflexão.