s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

Cloud Computing: utilize o recurso a favor do seu negócio

Quem é fundador de uma startup ou trabalha com esse universo sabe o quão difícil é a tarefa de realizar seus projetos com poucos recursos. É necessário mostrar aos investidores que o negócio é viável e, depois, conquistar o público-alvo. E para crescer com poucos recursos e infraestrutura reduzida, muitas startups contam com a ajuda da tecnologia Cloud Computing.

 

Entenda o que é a Computação na Nuvem

Cloud Computing é a tecnologia na qual empresas podem hospedar seus dados, processos, sistemas e hardwares em uma infraestrutura de TI fornecida por um provedor de serviços de nuvem e acessá-los virtualmente.

 

Listamos os principais motivos de utilizar Cloud Computing para acelerar o crescimento de startups: 

 

Alta tecnologia por um baixo custo

Com a computação na nuvem, uma startup consegue utilizar a mesma infraestrutura de TI usada por uma grande companhia sem precisar gastar milhões para isso.

Os provedores de Cloud Computing mais confiáveis do mercado possuem Data Centers modernos e robustos, que ficam disponíveis 99,9% do tempo e oferecem um grande poder de computação e armazenamento.

Ao contratá-los, a startup não precisa investir e manter uma infraestrutura local, que consumiria boa parte de seu orçamento com a compra de hardwares e softwares, a realização de manutenções, o pagamento de energia elétrica etc.

Com os recursos economizados, a empresa pode investir em outras áreas, como marketing e vendas, e acelerar o seu crescimento.

 

Proporcionando flexibilidade

Um dos grandes benefícios da computação em nuvem é que ela se adapta ao perfil de cada negócio, independentemente do seu tamanho ou de seu segmento.

Essa característica é importante principalmente para startups que têm poucos recursos em caixa e não podem desperdiçá-los. Seja qual for o caso, uma startup pode contratar apenas os recursos (vCPUs, memória RAM, espaço em disco etc.) e soluções que precisar para atender às suas demandas, pagando conforme o uso. E à medida que for crescendo, a infraestrutura pode ser escalada facilmente para as demandas serem devidamente atendidas.

 

Um time de TI focado em tarefas estratégicas

Uma infraestrutura local toma boa parte do tempo dos profissionais de TI. Isso porque ela exige a instalação e a atualização de hardwares e softwares, a realização de manutenções, a verificação do desempenho dos componentes, entre várias outras tarefas.

Com a Cloud Computing, todas elas são eliminadas. Isso permite que a equipe de TI concentre-se em tarefas mais estratégicas, que gerarão um valor maior para a startup.

A eliminação dessas tarefas é importante principalmente para startups de tecnologia, cuja maior parte do time geralmente é formada por profissionais de TI.

Com a automação de nuvem, é possível repassar a tarefa de gerenciar a infraestrutura para robôs, algo que pode aumentar ainda mais a produtividade da equipe de TI.

 

 

Estimulando a inovação

Startups são famosas por serem extremamente inovadoras. Elas costumam lançar produtos e serviços únicos, solucionando problemas do mercado.

A computação em nuvem estimula ainda mais a inovação em startups, ao permitir que os profissionais trabalhem fora do escritório e acessem e compartilhem dados uns com os outros em qualquer lugar do mundo.

Como a inovação está ligada, em grande parte, à liberdade dos profissionais, a Cloud Computing fomenta o intercâmbio e a mobilidade nas startups.

 

Foco na segurança

Em um mundo onde dados valem muito, proteger o ambiente corporativo contra ameaças internas e externas é crucial. O aumento da segurança é importante principalmente em startups que possuem ideias e um capital intelectual muito precioso, que estão constantemente na mira de cibercriminosos.

A Cloud Computing é um recurso favorável quando a questão é segurança, ao manter os dados da empresa em Data Centers altamente protegidos contra desastres (incêndios, inundações, quedas de energia etc.) e ameaças cibernéticas.

Assim, a equipe pode trabalhar mais tranquilamente e focar no que realmente importa: fazer a empresa crescer e destacar-se no mercado.

E com os bots de nuvem, a empresa consegue automatizar a gestão da sua segurança, evitar erros humanos, garantir a aplicação de todas as políticas e proteger-se ainda mais contra ciberataques.