s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

Bitcoin: conheça a moeda que promete revolucionar o mercado mundial

Tudo o que você precisa saber sobre as Bitcoins e por que elas estão mudando a forma com que as pessoas negociam pela internet.

Não é com tanta frequência que o mercado se vê diante de uma inovação que realmente surpreende e faz com que as pessoas mudem a forma com que pensam em determinados assuntos.

No mundo financeiro, então, isso se torna ainda mais raro. Moedas, cotações, transações, impressão de dinheiro… Podemos dizer que isso tudo está inserido numa única grande máquina cujas engrenagens estão espalhadas pelas economias de cada país, funcionando de uma forma predeterminada, estrita e que pouco abre espaço para inovação.

E é exatamente por estarmos acostumados com esse cenário que as Bitcoins são vistas como algo realmente inovador e muitas vezes até mesmo estranho ou difícil de entender. Mas não se preocupe, este é o momento em que você vai aprender tudo que há de mais importante a se saber sobre as famosas Bitcoins e por que elas estão causando tanto alvoroço pelo mundo afora.

O que é uma Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda virtual que foi criada pelo programador japonês Satoshi Nakamoto no ano de 2009. Diferentemente de outras moedas que podem ser convertidas em algo físico, como as cédulas de dinheiro, as Bitcoins são estritamente virtuais.

Como é a cotação das Bitcoins?

A maneira mais simples de se entender como funciona a cotação das Bitcoins – ou seja, como é determinado quanto vale uma Bitcoin – é simplesmente pensar na lei de oferta e procura.

Quanto maior é a procura pelas Bitcoins, maior é o seu valor. Quanto menor for a procura, menor será o valor.

Para que servem as Bitcoins?

Bitcoins, como qualquer outra moeda, servem o propósito de realizar transações comerciais. Atualmente, tanto por parte de pessoas físicas quanto por parte de empresas, existem a compra e a venda de produtos e serviços precificadas e realizadas através da transferência de Bitcoins por todo o mundo.

Por que as pessoas usam Bitcoins em vez de dinheiro?

Um dos principais atrativos das Bitcoins reside no fato de que elas podem ser transferidas através de transações anônimas e não rastreáveis. Diferentemente de transações realizadas entre contas bancárias, por exemplo, Bitcoins partem de remetentes para destinatários com “endereços” randômicos. Ou seja, cada transação é única, o que impede a criação de um “extrato bancário”, como estamos acostumados.

No Brasil, quando as Bitcoins surgiram, um outro grande atrativo para se ter Bitcoins era não precisar declará-las no seu imposto de renda. Atualmente, no entanto, esse tipo de fiscalização já existe.

Como posso conseguir Bitcoins?

Se você tiver alguns supercomputadores à sua disposição, pode “minerar” Bitcoins através de um software específico. Parece estranho, mas é assim que as Bitcoins surgem: por computadores dedicados à solução de complexos problemas matemáticos que, quando solucionados, geram uma Bitcoin – processo que é conhecido como “mineração”.

No entanto, não demorou muito até que surgissem as primeiras corretoras de Bitcoins, que podem funcionar como casas de câmbio. Através delas, você pode adquirir Bitcoins pagando um valor determinado, algo parecido com comprar dólares utilizando reais.

Existe um lado negativo?

Bitcoins ganharam uma certa má fama por serem utilizados em transações que visam atividades ilegais, como o comércio de drogas na Deep Web. No entanto, essa é uma questão que envolve muito mais a utilização do usuário do que a ferramenta em si.

Trata-se de mais um embate clássico e que gera muita discussão. Por um lado, a tecnologia é promissora e pode evoluir muito. Por outro, ainda há espaço para que alguns indivíduos a utilizem para fins ilegais.

O que o futuro reserva para as Bitcoins?

Por mais que Bitcoins sejam uma realidade há quase 10 anos, a verdade é que essa tecnologia e sua relação com o mercado está apenas começando. Ainda existe muito espaço para evolução em termos tecnológicos, de comportamento do consumidor e de como as outras moedas interagem com moedas virtuais.

Contudo, vários especialistas apontam que, sejam as Bitcoins ou quaisquer outras que possam surgir, moedas virtuais têm espaço garantido no futuro da economia global.