s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

As pessoas impulsionam a transformação digital: a importância das pessoas nos negócios

A transformação digital já é realidade nas grandes corporações. A tecnologia está influenciando drasticamente todos os setores empresariais. É uma nova era, onde cada empresário precisa estar atento e aproveitar o momento certo para implantar essa evolução na sua empresa. Mas, para isso acontecer, as empresas precisam enxergar em seus funcionários o caminho dessa evolução. Afinal, qual a importância das pessoas nos negócios e como isso pode facilitar para uma transformação digital? É o que vamos explicar neste nosso post. A transformação digital não é da tecnologia e sim das pessoas.

Uma transformação de pessoas

Lembra daquele ditado que diz que não é a empresa que faz o funcionário, e sim o funcionário que faz a empresa? Pois é. Isso ficou mais que real com a chegada da tecnologia. A transformação digital inicia no lado de dentro de uma empresa. Ela acontece quando o empresário dá oportunidade para os seus colaboradores desenvolverem os processos e obterem grandes resultados em um mercado cada vez mais disputado e competitivo. Está aí a grande importância das pessoas nos negócios.

São as pessoas que trazem essas mudanças, dentro e fora das companhias. É o homem o responsável pela evolução e revolução dos negócios da empresa.

Fale com a sua equipe

O funcionário que vive a transformação digital em sua vida pessoal, com a evolução do seu smartphone, também está atento às novidades do mundo corporativo, principalmente da área que trabalha. Por isso, ele é a pessoa ideal para ganhar uma oportunidade de trabalhar para trazer essas mudanças para a sua empresa.

O empresário precisa passar confiança, autonomia e credibilidade para o seu colaborador, já o funcionário precisa ter uma estrutura adequada para a realização de um trabalho perfeito. Essas mudanças trarão confiança para os envolvidos, valorizando o seu trabalho e destacando a sua importância. São atitudes assim que farão com que as equipes se engajem cada vez mais com a evolução da sua empresa.

Olha só que curioso: no Vale do Silício, o berço da tecnologia, é muito comum as pessoas trocarem de empresa toda hora. Os empresários incentivam o funcionário que quer um novo desafio na carreira. Segundo os gestores, essa atitude ajuda a identificar oportunidades de desenvolvimento.

Já as empresas que não escutam os seus funcionários na transformação digital costumam ter uma alta rotatividade em sua grade de colaboradores e, assim, apresentam diversos problemas de evolução. Isso não pode acontecer.

Esse é um grande problema da transformação digital. O funcionário tem vontade de aprender e crescer com a nova era, mas é impedido pela cultura obsoleta da sua empresa.

Ambiente de trabalho

A transformação digital se refere a um novo estilo organizacional, uma nova mistura de talentos para um ambiente de trabalho totalmente alterado. Esse é o objetivo das empresas. Assim, elas precisam fazer algumas mudanças internamente para poder apresentar externamente os resultados esperados. É preciso criar uma cultura digital, deixando as pessoas confortáveis para usar a tecnologia em suas atividades.

O profissional irá sempre buscar a melhor formação. Ele vai se manter atualizado, com o objetivo de ir mais longe. Mas seu caminho pode ser podado se a cultura da sua empresa não favorecer tal expectativa.

As principais características de uma cultura digital podem variar de acordo com o nível digital em que a empresa se encontra. A implantação rápida de novos procedimentos, o investimento pesado em talentos emergentes dentro da companhia e a criação de novos líderes são algumas delas.

Uma empresa que investe nos seus funcionários cria laços fortes com eles e aumenta consideravelmente suas oportunidades de desenvolvimento na era digital. O colaborador se sente importante, respeitado. Dessa forma, terá toda a vontade do mundo para realizar um bom trabalho. Explique como o trabalho dele se encaixa nos principais objetivos da empresa.

Essa é a verdadeira importância das pessoas nos negócios. As empresas precisam fazer com que a necessidade de crescimento do seu colaborador vá ao encontro da oportunidade de se destacar no mundo digital, oferecendo toda uma estrutura focada para o seu desenvolvimento na área. Dando esse pequeno passo, sua empresa irá adquirir, junto com ele, os melhores resultados.

Leia também: Gestão de Pessoas para startups: como lidar?