s
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Blog

10 motivos para inscrever sua startup no Link Lab

Florianópolis está no caminho para se tornar a maior referência nacional em tecnologia e inovação. Depois de abocanhar o segundo lugar do ranking das cidades mais empreendedoras do país pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a Endeavor, a capital catarinense soma mais um centro de desenvolvimento de inovação ao seu ecossistema, que já envolve quatro incubadoras e aceleradoras, quatro fundos de capital de risco, 10 institutos de pesquisa e diversos programas de mentoria.

O Link Lab ocupa 640m² no Centro de Inovação ACATE – Primavera, ambiente que recebeu o prêmio de melhor projeto de arquitetura corporativa da América Latina no ano passado, e onde funciona a sede da ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, que possui mais de 1.000 empresas de tecnologia associadas no Estado.

O espaço foi inaugurado em maio, e após o processo seletivo, aberto até o dia 16 de junho, as startups selecionadas  irão conviver em um ambiente de inovação aberta com oito grande empresas: Grupo Nexxera, AmBev, Engie, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol, Qualirede e Teltec Solutions. Se de um lado as startups ganham o ambiente ideal para desenvolver seu negócio – com acesso a toda a infraestrutura física e de serviços – de outro, as grandes empresas buscam novas ideias para investir, adquirir ou adicionar ao seu portfólio.

O programa oferece às startups mentoria das grandes empresas, espaço na sede da ACATE em São Paulo, workshops, ferramentas e consultorias, sem exigir equity da startup. No entanto, para seguir aproveitando os benefícios, a startup deve comprovar o desenvolvimento do negócio ao longo do programa.

De acordo com a ACATE e Grupo Nexxera, patrocinador cofundador do projeto, são aceitas startups de qualquer estado ou país, de diferentes estágios de maturidade. Startups que já estejam passando por processos de aceleração ou incubação também são muito bem-vindas, basta verificar o enquadramento em um dos mercados definidos pelas grandes empresas.

As startups interessadas devem se inscrever até o dia 16 de junho, no site do Link Lab. As propostas dos empreendedores passarão pela banca avaliadora do programa e começarão as atividades no espaço a partir de julho.

Veja 10 motivos para aplicar a sua startup no programa Link Lab

1 – Ambiente altamente inovador

O Link Lab está localizado no Centro de Inovação ACATE – Primavera, onde também há um espaço de coworking, duas aceleradoras, a incubadora MIDI Tecnológico, a sede da ACATE e cerca de 40 empresas de tecnologia. O espaço ganhou o prêmio de melhor projeto de arquitetura corporativa da América Latina no ano passado e fica na Rota da Inovação de Florianópolis – onde as principais empresas do setor estão localizadas.

A proximidade com todas as empresas e agentes inovadores favorece a troca de experiências e a criação de parcerias para o desenvolvimento de soluções importantes para o setor.

2 – Aproximação com grandes players do mercado

As empresas patrocinadoras do projeto são grandes players dos mercados nos quais atuam: AmBev, no varejo; Faculdade Cesusc, em educação; Engie, do setor de energia; Flex Contact Center, na gestão de relacionamentos; Marisol, na área de moda e vestuário; Qualirede, no setor de gestão de saúde; Teltec Solutions, de soluções digitais e conectividade; e Grupo Nexxera, uma das líderes no segmento de fintech.

O Link Lab permite às startups validar suas soluções com demandas reais de grandes players, envolve mentorias e workshops de acesso a mercado, e a possibilidade de negociação para investimento, seja das próprias grandes empresas, como de investidores anjos e fundos de venture capital parceiros.

3 – Workshops e consultorias em diversas áreas

As startups selecionadas para participar do Link Lab terão à disposição workshops com parceiros da área jurídica, contábil, marketing digital, comunicação, branding, além de crédito em nuvem, diversas ferramentas gratuitas e consultorias específicas em diversas áreas, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do negócio.

4 – Infraestrutura disponível

O espaço do Link Lab tem 640m², com oito salas para as empresas âncoras e um amplo espaço de coworking dedicado às startups. O espaço colaborativo visa a integrar ainda mais os empreendedores, incentivando a criatividade das soluções.

Além de toda a infraestrutura do próprio local, que conta com internet de alta velocidade, ambientes para reunião, telão, espaço para pitches e workshops e um bar interno, os participantes poderão utilizar os espaços do Centro de Inovação ACATE, que conta com 18 salas de reunião, auditório, lounge, copa, restaurantes e salas de treinamento.

5 – Networking

A ACATE organiza e apoia inúmeros eventos, workshops e palestras todos os meses. Todos esses eventos possuem a massiva participação de empresários, investidores e profissionais do setor de tecnologia no estado e no país.

Já o ambiente aberto do Centro de Inovação permite a comunicação e a troca de contatos entre profissionais e empresas para a criação de um networking intenso e produtivo.

6 – Inovação em demandas reais do mercado

Um dos principais objetivos do Link Lab é proporcionar a sinergia entre as iniciativas e as necessidades do mercado.

A ideia é que as soluções inovadoras apresentadas pelas startups se conectem a algum dos setores definidos como prioritários pelas empresas patrocinadoras: inteligência artificial, big data, governança e sustentabilidade corporativa, machine learning, fintech, edutech, segurança cibernética, realidade virtual e aumentada, saúde e bem-estar, logística e supply chain, biotecnologia, internet das coisas e blockchain.

Dessa maneira, elas podem ser mentoradas e chegar mais rapidamente ao mercado com o produto mais aderente possível.

7 – Aceleração de crescimento

Além da aceleração do crescimento promovida pelo próprio programa Link Lab, as startups selecionadas também participarão de iniciativas de acesso ao mercado, como as Verticais de Negócios da ACATE e encontros com investidores, empresas patrocinadoras e parceiras.

8 – Acesso à mão de obra qualificada

Florianópolis possui mais de 20 mil pessoas trabalhando no setor de tecnologia e é reconhecida por reunir recursos humanos entre os mais qualificadas do mercado.

A Capital possui 15 centros de ensino superior (como os de destaque nacional UFSC, UDESC e FGV), dezenas de cursos de pós-graduação e a promessa de um desenvolvimento de carreira acelerado como incentivos à educação e atualização profissional.

9 – Incentivos à permanência na cidade

Tanto a cidade de Florianópolis quanto o estado de Santa Catarina oferecem incentivos fiscais para empresas inovadoras e de tecnologia. Eles vêm por meio de isenções e descontos nos tributos, investimentos e financiamentos.

A Capital também conta com preços até 38% menores em aluguéis do que metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

10  – Florianópolis

A cidade em si é um excelente motivo para inscrever a sua startup no Link Lab.

A capital catarinense reúne uma das melhores qualidades de vida do país, com alta adesão de atividades físicas e consumo de alimentos saudáveis pelos moradores, 42 praias e uma vida cultural e de entretenimento extensa.

Floripa também é considerada a “Ilha do Silício” pela sua forte veia empreendedora e assegurou a vice-liderança pelo segundo ano consecutivo de melhor cidade para se empreender no Brasil, de acordo com ranking da Endeavor.

As startups que desejam participar da primeira turma do Link Lab têm até dia 16 de junho para se inscreverem pelo site do Link Lab.